EMENTAS

DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

REDES SOCIAIS, CULTURA DIGITAL E MÍDIAS INTERATIVAS: Quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado? Nesta disciplina serão discutidos os códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais próprios do ambiente digital. Entre eles, estão: a mudança da relação entre público, veículo e profissionais de comunicação em meios interativos, valores sociais, expectativa do mercado, abertura de campos de trabalho, overview do cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas.

TV DIGITAL, A NOVA FRONTEIRA DA COMUNICAÇÃO - Compreender os aspectos técnicos da TV Digital e seus impactos na produção de comunicação. Consolidar bases de conhecimento para profissionais da área de comunicação, apresentando informações para o entendimento completo das principais técnicas e padrões de transmissão de TV Digital e sobre o processo de migração dos sistemas analógicos para os digitais; estudar os diferentes padrões de HDTV, inclusive com a comparação dos diferentes padrões; compreender aspectos do processo político de escolha do padrão de HDTV no Brasil.

O RÁDIO NA ERA DIGITAL - O rádio e a produção jornalística na era digital. Aspectos técnicos e as novas possibilidades para o rádio como veículo de comunicação de massa diante dos avanços das demais mídias eletrônicas. O rádio no contexto da convergência midiática, o papel dos profissionais de comunicação e a produção radiofônica.

MÍDIA IMPRESSA: DESAFIOS E TENDÊNCIAS - As particularidades da mídia impressa e as transformações tecnológicas. Analisar o contexto histórico da evolução das mídias impressas, considerando as recentes mudanças ocorridas nas tecnologias da informação e o papel do setor na constituição da sociedade contemporânea. A partir dessas mudanças de ordem tecnológica, a disciplina propõe conduzir os alunos a uma reflexão sobre os novos desafios da mídia impressa.

EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO - O tema é um dos mais discutidos em todo o mundo. No Brasil, esta habilidade tem feito a diferença nos negócios, gerando cases empresariais importantes, que têm mudado a vida de pessoas, empresas e comunidades. O Endomarketing e o intra-empreendedorismo também terão espaço na discussão, com a apresentação de cases próximos da nossa realidade. A intenção da disciplina é levar informações aos participantes sobre o mundo corporativo, debatê-las para gerar conhecimento.

MODELOS E PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS NA INTERNET - A disciplina apresenta uma metodologia de planejamento para projetos comerciais bem-sucedidos na Internet e os fatores críticos de sucesso envolvidos. Discute os principais modelos de negócios utilizados e o impacto da Internet nas empresas, nas organizações e nas relações de trabalho.

EDIÇÃO E INFOGRAFIA NA ERA MULTIMÍDIA - Compreender e analisar a evolução da infografia da era analógica à era digital. Organizar, planejar e abastecer os sites e as ferramentas midiáticas eletrônicas. Infografia na Web, estudo dos conteúdos (texto, imagem, gráficos, áudio e vídeo) dos portais, blogs, web sites e recursos das infovias. Entendimento de tecnologia da informação, o tratamento da informação e estudos infográficos.

CONVERGÊNCIA, MOBILIDADE E O FUTURO DA INTERATIVIDADE - A disciplina abordará os conceitos de convergência (digital, mídia, tecnológica, domínio e cultural), que estruturam os processos de divergências de meios, sendo os dispositivos móveis de comunicação elementos ubíquos e pervasivos. Assim, a mobilidade proporciona diversos níveis de interatividade e imersão em conteúdos informativos nos campos da relevância social e do entretenimento.

METODOLOGIA DE PESQUISA - Os métodos do trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Pressupostos teóricos e contribuições interdisciplinares para a pesquisa em comunicação. A metodologia na universidade; Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem. Diretrizes para leitura, análise, e interpretação de textos. Noções de Epistemologia: Natureza de conhecimento; Tipos de conhecimento; Conhecimento científico: ciência, método e técnica; Trabalhos acadêmicos: tipos e características; Normas da ABNT. Fichamento, Resumo, Resenha; Seminário. A Pesquisa Cientifica; Etapas da pesquisa; Elaboração de anteprojeto.

NÚCLEO DE JORNALISMO

TELEJORNALISMO: UMA NOVA LINGUAGEM - A televisão e a produção em telejornalismo a partir da consolidação das novas tecnologias. A linguagem contemporânea, ideologias, tendências e desafios. A lógica da interatividade das mídias digitais e a produção jornalística em televisão. A participação dos usuários na construção de pautas e conteúdos jornalísticos.

JORNALISMO EM MÍDIAS MÓVEIS - Novas lógicas de circulação de notícias e a produção jornalística no contexto da mobilidade. Evolução do conceito de comunidades virtuais em rede de computadores e através de dispositivos móveis (celulares, PDA's, Tablets). A construção da identidade e a subjetividade no espaço digital.

INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA NO AMBIENTE DIGITAL - Conceito e história da reportagem com auxílio do computador (RAC), otimização dos mecanismos de busca na internet, pesquisa avançada na Web, cálculos básicos em planilha eletrônica (Excel), captura de dados na internet e aplicação no Excel, introdução a bancos de dados e uso avançado de planilhas eletrônicas aplicado ao jornalismo (cálculo de taxas, classificação e filtragem de dados, automação de planilhas, funções avançadas, tabela dinâmica).

ASSESSORIA DE IMPRENSA E AS NOVAS MÍDIAS - A disciplina aborda os desafios da assessoria de imprensa com a mudança dos conteúdos e abordagens das notícias nos veículos tradicionais e o surgimento de mídias interativas e móveis. A utilização de mídias sociais como diferencial do assessor de imprensa, o profissionalismo no relacionamento com os jornalistas, o treinamento de clientes (media training), a administração de crises de imagem e a mensuração de resultados em assessoria de imprensa também são assuntos contemplados no programa.

BLOGOSFERA E JORNALISMO COLABORATIVO: Conteúdo colaborativo (canais de abertura e métodos de checagem/edição/moderação); relacionamento com o usuário; jornalismo em redes sociais; métricas de avaliação de resultados; blogs como mídia social e a relação com outras redes; blogs monetizados, corporativos, pessoais e jornalísticos; remix de narrativas por parte do usuário; identidade profissional e funções do jornalista.


NÚCLEO DE PUBLICIDADE/PROPAGANDA E MARKETING

 
CONSUMO NO AMBIENTE DIGITAL: COMPORTAMENTO E RELACIONAMENTOS - Evolução do comportamento do consumidor. Segmentação e comportamento do consumidor online. Dissonância cognitiva. Influencias situacionais. Experiência de navegação e processo de compra online. Os relacionamentos nas redes sociais e o processo de compra. O consumismo e o consumerismo nas redes sociais e os novos formatos de negócios que incentivam o consumo.

INTELIGÊNCIA DIGITAL - Como estabelecer indicadores de performance (KPIs) e desenvolver um conjunto de métricas que permitam construir um banco de dados inteligente, e com isso estabelecer direcionamentos e como consequência melhorar a tomada de decisões e desempenho. A disciplina propõe conceitos e métodos práticos para construir um modelo de dados e informações, desenvolver análises e mensurações, e assim implantar a base para a inteligência de marketing.

ESTRATÉGIAS E GESTÃO DE WEB MARKETING - O que é e como aplicar o Web Marketing; como o Web Marketing pode reduzir custos em minha empresa; como fazer a transição entre o uso de mídias tradicionais e mídias online; como fazer o Planejamento de Ações de Web Marketing; como preencher a Planilha para elaboração de seu plano de WebMarketing; quanto custa e que recursos são necessários para investir em Marketing na Internet; determinação de briefing para elaboração do Web Site, Blog ou e-Commerce; como fazer o registro de marca e domínio.

NOTA DO COORDENADOR - Alguns professores ainda estão finalizando a ementa de suas disciplinas. Em breve elas também estarão publicadas aqui.