domingo, 20 de fevereiro de 2011

Folha: desafios e tendências



"O negócio da Folha não é distribuição de exemplares de papel na casa de assinantes e nas bancas. É produzir informação de qualidade, não importa em que plataforma essa informação vai ser consumida" (Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha).

Este vídeo-documentário, comemorativo aos 90 anos da Folha de S. Paulo, mostra como um dos maiores jornais do país se prepara para a transição rumo ao ambiente digital.

É um filme bem "Folha": faz questão de ser plural (leitores criticam o próprio jornal), um pouco egocêntrico, moderninho, como sempre. Mas é legal e "discute qual é a importância do jornal em um momento de mudanças tecnológicas".

Na pós em Mídias Digitais da FAG, a disciplina de "Mídia Impressa: desafios e tendências" vai analisar justamente esse momento que a Folha e todos os principais jornais do país passam.

Corre lá! Se inscreva na pós e faça parte dessa revolução que os meios estão vivendo.

Um comentário:

Alexandre Gurtat disse...

A diversidade de um jornal se faz no dia a dia, e assim se faz um novo jornal todos os dias.

Pensando nisso, acredito que a Folha venha se preparando para uma nova interação.

Essa tão falada convergência de mídias já acontece a tanto tempo que às vezes não nos damos conta de como é importante convergir para algo.

Mudar, transformar, ser novo a cada dia, é o que a meu ver faz da Folha de São Paulo um grande jornal todos os dias. Por que ser um grande jornal, qualquer jornal pode ser, mas ser além de grande, um jornal com informação de qualidade é ir além.

Podemos convir que existam sempre vários lados de opinião e que ninguém e muito menos a Folha conseguem abordar todos os lados, mas isso é claro, nem nós abordamos todos os lados, embora deveríamos.

O que me fascina na Folha é a inovação, é pensar que tudo muda o tempo todo, sempre.
Se já passaram 90 anos e quase 2 milhões de páginas de conteúdo é difícil prever o que vem pela frente, apenas espero que continue sendo um grande jornal todos os dias.