quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado?


Ana Brambilla fará a aula de abertura da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado, no dia 25 de março de 2011. A disciplina é “REDES SOCIAIS, CULTURA DIGITAL E MÍDIAS INTERATIVAS”, e pertence ao Núcleo Comum do curso.

A ementa da disciplina é: “Quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado? Nesta disciplina serão discutidos os códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais próprios do ambiente digital. Entre eles, estão: a mudança da relação entre público, veículo e profissionais de comunicação em meios interativos, valores sociais, expectativa do mercado, abertura de campos de trabalho, overview do cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas”.

Ana também vai dar aula no Núcleo Específico, com ênfase em Jornalismo, na disciplina “BLOGOSFERA E JORNALISMO COLABORATIVO”, cuja ementa é: “ Conteúdo colaborativo (canais de abertura e métodos de checagem/edição/moderação); relacionamento com o usuário; jornalismo em redes sociais; métricas de avaliação de resultados; blogs como mídia social e a relação com outras redes; blogs monetizados, corporativos, pessoais e jornalísticos; remix de narrativas por parte do usuário; identidade profissional e funções do jornalista”.

Ana Brambilla é jornalista, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e editora de mídias sociais no portal Terra. Entre suas experiências profissionais estão a Editora Abril, em São Paulo, onde trabalhou por dois anos e meio na criação e no desenvolvimento de estratégias colaborativas para as operações digitais das revistas. Lecionou em cursos de graduação e pós-graduação no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Sua área de interesses acadêmicos e mercadológicos são as práticas colaborativas em ambientes digitais, especialmente aquelas dedicadas ao jornalismo e à comunicação em geral.

Nenhum comentário: