terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Revista Joyce Pascowicht: belo design e boa navegação


A revista Joyce Pascowicht é um bom exemplo do caminho que a mídia impressa começa a percorrer. Um modelo interessante a ser analisado, tanto por jornalistas como publicitários.

Chama a atenção a facilidade de navegação. Vejam e, vamos lá, comentem!

Lembrando que na pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG está programada a disciplina de "Mídia Impressa: desafios e tendências", com o professor Ulisses Velasco Cunha.

“Frases da semana” de 2010

Desde 2003 Tiago Dória edita um blog pessoal sobre cultura web, tecnologia e mídia, onde costuma publicar a "frase da semana". Num dos últimos posts, ele relacionou as melhores do ano.

Frases interessantes, como essa: "Vocês ainda não viram nada", de Vinton Cerf, coinventor da internet, ao receber o prêmio especial do Webby Awards por “realizações na vida”. Leia mais frases.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vazamento da Gawker revela que internautas usam senhas fracas

O grupo de mídia Gawker, responsável pela publicação de sites ligados a tecnologia como Gizmodo, Kotaku e Lifehacker, sofreu uma invasão e senhas de seus editores e usuários foram publicados na web. O Wall Street Journal analisou os dados e concluiu que as senhas mais comuns são “123456” e “password”, seguidas ainda pela “12345678”. Mas será que isso é uma coisa ruim? Pelo contrário.Leia Mais:

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O que sua empresa está fazendo em relação as Mídias Sociais?


A Deloitte fez uma pesquisa com 500 executivos de marketing de grandes empresas americanas para descobrir quais são os seus planos com relação a mídia social.

- 30% afirmam que social mídia é parte das suas estratégias de marketing.
- 55% afirmam que suas empresas não tem estratégia de marketing para social mídia.
- 22% gostariam de ter mas não sabem exatamente o quê.
- 75% disseram que é muito fácil destruir a imagem de uma empresa nas mídias sociais.
- 53% dos funcionários dessas empresas disseram que os seus perfis online não são assunto dos seus empregadores e não tem qualquer preocupação com aquilo que publicam em seus perfis sociais.

Minha pergunta é: "O que sua empresa está fazendo em relação as Mídias Sociais?"

Esse texto é do Olímpio Araújo Junior (foto) e a resposta para a pergunta é dada por ele mesmo, no fórum do site GestordeMarketing.com.

Olímpio Araújo é professor da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Revolução das mídias sociais (com dados atualizados)

Alguns dados interessantes sobre as mídias sociais podem ser vistos num vídeo produzido pelo blog Socialnomics.

Informações curiosas e preciosas como essas:

- Mídia Social ultrapassou a pornografia como atividade número 1 na internet
- 1 de cada 8 casais que se casaram nos EUA ano passado se conheceram em redes sociais
- Anos para alcançar 50 milhões de usuários: Rádio (38 anos), TV (13 anos), Internet (4 anos), iPod (3 anos)…

No Dialeto tem o vídeo (bem chato, por sinal) e os dados, traduzidos.

#Nissanfail: promoção no Twitter vira dor de cabeça para a montadora

Aí está um exemplo de como uma ação de marketing nas redes sociais pode se transformar numa armadilha da noite para o dia.

A matéria completa está no Olhar Digital e mostra como a Nissan embarcou numa "lata velha".

Na pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG, disciplinas de gestão de marcas no meio digital e webmarketing vão aprofundar análises sobre ações como esssas.

Livros sobre cibercultura pra baixar

Aí vai mais uma dica do internei. São livros interessantes sobre cibercultura que podem ser baixados de graça no blog da Beatriz Martins, que tem o sugestivo nome de "Autoria em Rede".

Boa leitura! E não esqueça: corra lá no site da pós e faça a inscrição para o curso de especialização em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG. As aulas começam apenas em março mas a inscrição agora pode garantir um netbook de presente.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Foursquare - O que é? Como usar? Dicas e truques

O Foursquare é um serviço de geolocalização, não confundir com a igreja quadrangular (foursquare church) ou com a marca de roupas (foursquare outerwear).

Basicamente ele permite que você indique aonde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares...Mais uma dica do interney

Como a tecnologia altera o comportamento – e o Jornalismo


Rafael Sbarai tem 24 anos, é Mestre em Jornalismo Digital e Colaboração. Jornalista, pesquisador de mídia, editor do site de VEJA e ex-editor e repórter de esportes do portal iG.

Será possível? Tudo isso com 24 anos? Se for verdade - e parece ser - ele é a cara desse novo jornalismo que está batendo à nossa porta.

No blog De Repente ele fala sobre como a tecnologia altera o comportamento - e o Jornalismo. Vale a pena ir até lá e ver o slide da palestra dele num curso de pós em Minas.


Vale a pena assistir ao filme “Rede Social”?

Segundo Tiago Dória, “A Rede Social” é o típico filme que você vai assistir com um pé atrás, principalmente sabendo que é uma adaptação do livro “Bilionários por Acaso”, de Ben Mezrich.

E ainda: “A Rede Social” não é um filme feito com base em um trabalho jornalístico preciso, de pesquisa apurada. É um filme semi-factual.

Bom, se o filme não é lá essas coisas, o site oficial é. Tem vídeos, fotos e o i-trailer. Bem interessante!

Infográfico: Internet no Brasil em 2010

Este ano tivemos o Censo 2010 e muitas outras pesquisas, principalmente focadas na utilização da internet e redes sociais aqui no Brasil. Este infográfico mostra uma mistura de dados do Censo 2010, uma pesquisa da F/Nazca e dados do Ibope Net Ratings.

A dica é do @interney


Lembrando que na pós-graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG existe a disciplina de "EDIÇÃO E INFOGRAFIA NA ERA MULTIMÍDIA, com o prof. Cristiano Souza.

Dica: e-books sobre Mídias Digitais


No site do Laboratório de Novas Mídias Digitais é possível fazer download de vários e-books muito interessantes. Vale a pena fazer passar por lá e baixar alguns arquivos.

O Laboratório de Novas Mídias Digitais é um centro de informação, referência, orientação, pesquisa e educação sobre cultura digital, novas mídias digitais, mídias sociais, suas ferramentas, impacto e influência na sociedade e no mercado.

Um dos idealizadores do Laboratório é Paulo Milreu, que no curso de pós-graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG vai dar a disciplina de “INTELIGÊNCIA DIGITAL”.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Google anuncia os campeões da busca em 2010 no Brasil

O Google divulgou nesta quinta-feira pesquisa que mostra os sites com maior número de busca em 2010 pela ferramenta do Google no Brasil. Dica da @anabrambilla, professora da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG. Confira:

Imagem e opinião pública nas novas mídias

A segunda edição da revista A Bordo da Comunicação traz a visão
da imagem e opinião pública nas novas mídias. Com referências para que
comunicação pública possa ser entendida como uma rede, simbolicamente
constituída a partr de temas relevantes para o interesse público, de caráter
transitório ou permanente. Taí uma boa dica de leitura!

Emergentes são estrelas no consumo de mídias

O tempo gasto com computadores triplicou na última década entre pessoas de 8 a 18 anos. A grande questão que se impõe para o futuro do negócio das mídias tradicionais reside nesse ponto. Como é que essa geração vai se comportar quando entrar no mercado de trabalho?
dica do @neyqueiroz

Como fazer a transição entre o uso de mídias tradicionais e mídias online?


Essa pergunta será respondida por Olímpio de Araújo Junior, professor da disciplina de ESTRATÉGIAS E GESTÃO DE WEB MARKETING no curso de especialização em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG.

Olimpio atua com comunicação em Marketing na Internet desde 1999. Atualmente é Diretor da OAJ Gestão de Marketing e Coordenador do Portal do Web Marketing (gestordemarketing.com). Foi responsável pela gestão da comunicação e marketing do ISAE/FGV, Sócio-Diretor da Curitiba Business School, Diretor de Comunicação e Marketing da EcoTerra Brasil e Diretor Comercial da Araujo Representações Comerciais. É formado pela FGV no MBA em Comunicação Integrada de Marketing da FGV e no MBA em Gestão Comercial.

Na pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado, o prof. Olimpio pretende abordar os seguintes temas:


“O que é e como aplicar o Web Marketing; como o Web Marketing pode reduzir custos em minha empresa; como fazer a transição entre o uso de mídias tradicionais e mídias online; como fazer o Planejamento de Ações de Web Marketing; como preencher a Planilha para elaboração de seu plano de WebMarketing; quanto custa e que recursos são necessários para investir em Marketing na Internet; determinação de briefing para elaboração do Web Site, Blog ou e-Commerce; como fazer o registro de marca e domínio”.


As inscrições para o curso já podem devem ser feitas pelo site da PósFAG.

Involver facilita a vida de marcas e agências que querem criar apps para o Facebook

Plataforma de marketing social lança programa de linguagem para agilizar o desenvolvimento de aplicativos na rede social

A dica é do @mbamktdigital, dos profs. Giuliano Souza e Luciane Stahl, que fazem parte do corpo docente da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E se o nascimento de Jesus fosse em 2010?

Gente, achei genial esse vídeo e não resisti: postei. Vejam só:


Quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado?


Ana Brambilla fará a aula de abertura da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado, no dia 25 de março de 2011. A disciplina é “REDES SOCIAIS, CULTURA DIGITAL E MÍDIAS INTERATIVAS”, e pertence ao Núcleo Comum do curso.

A ementa da disciplina é: “Quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado? Nesta disciplina serão discutidos os códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais próprios do ambiente digital. Entre eles, estão: a mudança da relação entre público, veículo e profissionais de comunicação em meios interativos, valores sociais, expectativa do mercado, abertura de campos de trabalho, overview do cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas”.

Ana também vai dar aula no Núcleo Específico, com ênfase em Jornalismo, na disciplina “BLOGOSFERA E JORNALISMO COLABORATIVO”, cuja ementa é: “ Conteúdo colaborativo (canais de abertura e métodos de checagem/edição/moderação); relacionamento com o usuário; jornalismo em redes sociais; métricas de avaliação de resultados; blogs como mídia social e a relação com outras redes; blogs monetizados, corporativos, pessoais e jornalísticos; remix de narrativas por parte do usuário; identidade profissional e funções do jornalista”.

Ana Brambilla é jornalista, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e editora de mídias sociais no portal Terra. Entre suas experiências profissionais estão a Editora Abril, em São Paulo, onde trabalhou por dois anos e meio na criação e no desenvolvimento de estratégias colaborativas para as operações digitais das revistas. Lecionou em cursos de graduação e pós-graduação no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Sua área de interesses acadêmicos e mercadológicos são as práticas colaborativas em ambientes digitais, especialmente aquelas dedicadas ao jornalismo e à comunicação em geral.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Professora da pós participou do e-book “E o rádio? Novos Horizontes Midiáticos”


A professora Valci Zucoloto, que no curso de pós-graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG, vai dar a disciplina “O Rádio na Era Digital”, é uma das autoras do e-book “E o rádio? Novos Horizontes Midiáticos”, organizado por Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner.

Valci Zuculoto é doutora em Comunicação pela PUCRS e professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha.

É co-organizadora e co-autora do livro "Teorias do Rádio - Textos e Contextos – Volume 2". Também é co-autora, com artigos/capítulos, de "Rádio e Pânico - A Guerra dos Mundos 60 anos depois", "Rádio no Brasil, tendências e perspectivas", "Rádio Brasileiro - Episódios e Personagens" e "Teorias do Rádio - Textos e Contextos - Volume 1", além dos e-books "História da Mídia Sonora – Experiências, memórias e afetos de Norte a Sul do Brasil" e "E o rádio? Novos Horizontes Midiáticos".

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Você já ouviu falar em RAC – Reportagem com Auxílio do Computador?

Guilherme Alpendre, diretor-executivo e instrutor da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), vai ser o professor da disciplina de INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA NO AMBIENTE DIGITAL, no curso de especialização em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG.

A disciplina faz parte do Núcleo Específico do curso, na ênfase em Jornalismo.

A ementa é: “Conceito e história da reportagem com auxílio do computador (RAC), otimização dos mecanismos de busca na internet, pesquisa avançada na Web, cálculos básicos em planilha eletrônica (Excel), captura de dados na internet e aplicação no Excel, introdução a bancos de dados e uso avançado de planilhas eletrônicas aplicado ao jornalismo (cálculo de taxas, classificação e filtragem de dados, automação de planilhas, funções avançadas, tabela dinâmica).

Guilherme Alpendre é formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo(USP), cursou história do jornalismo na Espanha e história da Espanha na Universidade Carlos III de Madrid. Foi editor dos projetos Deu no Jornal e
Excelências, ambos da Transparência Brasil. Redator, pauteiro e coordenador
nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes e BandNews FM de São Paulo. É
gerente-executivo e instrutor da Associação Brasileira de Jornalismo
Investigativo.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quase metade dos jovens brasileiros já vê TV pela web

Pesquisa realizada pela MTV com mais de 2.000 pessoas revela: 42% dos jovens brasileiros já assistem a programas de TV pela internet. Em 2008, esse percentual era de 13%. Ou seja, em dois anos, triplicou o número de jovens que usam a tela do computador para ver conteúdo de TV. Leia mais: http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/2010/12/02/quase-metade-dos-jovens-brasileiros-ja-ve-tv-pela-web/

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por que tanta gente está em Redes Sociais?

Esse vídeo do Luli Radfahrer é bem legal! Ele fez a aula magna do MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, curso da Pitágoras de Londrina, que é coordenado pelos profs Giuliano Rodrigues de Souza e Luciane Maria Stahl, que tb são profs da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado aqui da FAG. Assista e comente!