sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“Inovação é interação. E interação é rede”.

Esta semana os alunos da pós em Mídias Digitais da FAG estavam inspirados na troca de informações sobre as Redes Sociais. Rafael Barzotto, Vitor Pinheiro e Kelly Penteado enviaram links de textos muito bons. O Diogo Biagi deu dica de um programa para converter áudios.

Vou publicar tudo aqui no blog, começando pela entrevista feita pelo Rafael Barzotto com Augusto de Franco, que esteve em Pato Branco participando de um evento. Boa leitura! E, para complementar, deixo como dica este vídeo onde o especialista define o que são as redes sociais.


De Rafael Barzotto
Pato Branco

Durante esta semana, estudantes de programação e empresários do ramo da informática estão participando, em Pato Branco, do Tecsul 2011, um evento que pretende debater a tecnologia e a inovação na região sudoeste do Paraná.

Na noite de abertura do evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra com o especialista em redes sociais, Augusto de Franco.

O palestrante traçou um panorama entre a diminuição das distâncias em termos sociais e deu detalhes de como os empresários do setor podem utilizar a inteligência coletiva e a convergência de mídias para despertar a inovação em seus negócios.

A rede

Um dos pontos altos do pensamento de Franco sobre as novas redes é que o mundo está cada vez menor em termos sociais, não geográficos. E essa “diminuição” das distâncias entre os habitantes do globo devem ser levadas a sério na hora de pensar em divulgar ou até mesmo viabilizar um projeto, uma idéia ou um novo negócio.

“Toda vez que você tiver múltiplos caminhos, você tem rede. E hoje você pode chegar a qualquer pessoa do mundo através de seis intermediários. E isso está mudando a natureza do que a gente chamava de sociedade”, contextualizou o palestrante.

Franco defende também a ideia de que as redes sociais são muito mais do que as ferramentas conhecidas hoje, como o Orkut, o Facebook e o Twitter. Para ele, estas ferramentas apenas aceleram o processo, mas não são os acusadores do processo.

“A sociedade é que está virando cada vez mais uma rede. Rede é horizontalidade: onde uma pessoa pode chegar a qualquer assunto sem precisar ir a uma instituição fechada e passar por uma liturgia”, filosofou.

Para completar a ideia da velocidade da modificação das redes sociais, Franco explica que além de ter acesso ao conhecimento, o cidadão tem a chance de “polinizar” o conhecimento e combinar o conhecimento encontrado com o de algum conhecido.

A sociedade

Dentro desta nova cultura de compartilhamento, que rege os novos pensamentos sobre mídia, redes, e interação social, é que aparece a máxima de Augusto de Franco: “Inovação é interação: se você não interage, você não pode inovar. E interação é rede”.

Para o palestrante, é possível através desta nova cultura de compartilhamento que projetos sejam viabilizados e ideias saiam do papel sem o apoio de grandes investidores ou grandes cientistas. Franco deu um exemplo concreto da mutação da sociedade, imprescindível para os novos empresários entenderem o sistema de convergência e inovação.

“Você não pode contratar vinte mil cientistas para desenvolver sua ideia. Mas existem vinte mil pessoas no mundo que podem compartilhar sua ideia, ou lhe dar uma ideia melhor. Então, em vez de criar um departamento de inovação na minha empresa, eu posso usar a inteligência da multidão”.

Outra tendência, segundo ele, é a colaboração das pessoas que formam esta inteligência coletiva para a viabilização financeira de um projeto ou ideia. “Em vez de você pedir R$ 200 mil a um investidor, você pode pedir R$ 1,00 a cada pessoa que conhece e quer colaborar com a sua ideia”. A tendência do mercado moderno, conforme Franco, é exatamente esta que passa pela inteligência coletiva.

Convergência

Pensando que o passo evolutivo da sociedade caminha para a inteligência coletiva, é necessário que os cidadãos do mundo, principalmente empresários e estudantes da área de comunicação e software, atentem para o surgimento das chamadas mídias interativas, ou em outras palavras: as redes sociais.

Franco enfatizou que os meios “tradicionais”, como televisão, rádios e jornais, tem um sistema de transmissão que segue o padrão “um para muitos”. E as novas ferramentas midiáticas apostam na transmissão da mensagem (seja ela um conteúdo ou uma propaganda) um para um, ou seja: de pessoa para pessoa.

“Além do conteúdo, essa mensagem de um para um passa confiança. E isso tem um valor totalmente diferente. Muito melhor que você ouvir um negócio falando ou alguém panfletando”, afirmou.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fundamentos da Linguagem Digital, com Giuliano Souza

Nos dias 9 e 10 de setembro os alunos da pós em Mídias Digitais da FAG terão aula no módulo "Fundamentos da Linguagem Digital", com o prof. Giuliano R. de Souza. Este será o primeiro encontro, de 15 horas, já que o módulo terá outras 15 horas nos dias 23 e 24.

Giuliano é de Londrina onde atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de sistemas e soluções para web. É sócio da Nitrum Comunicação e Consultoria, empresa especializada em marketing digital e desenvolvimento de soluções para internet. É coordenador na Faculdade Pitágoras de Londrina do MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web.

A ementa de FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM DIGITAL é: Conceito de Padrões. Padrões Abertos e Padrões Fechados. Entidades Padronizadoras de Tecnologias de Internet e Conteúdo Web. Padrões de Conteúdo de Documentos da Web (texto, imagens, vídeo, dados). Padrões de Codificação e Programação de Interfaces Web (estilização, animação e controles multimídia para Rich Internet Applications - RIA). Interoperabilidade. Acessibilidade. Semântica. Ferramentas de Autoria de Conteúdo Web (incluindo Content Management Systems). Publicação, Distribuição e Utilização de ConteúdoemRedesSociais.

O objetivo da disciplina é "proporcionar aos discentes conceitos fundamentais de padrões para web e conhecimento sobre as atuais tecnologias disponíveis para representação do conteúdo e desenho de interfaces, dando-lhes condições de analisar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia e suas principais aplicações. Compete também à disciplina proporcionar a prática de utilização de ferramentas de autoria para geração e publicação de conteúdo web através de CMS e integração com redes sociais".

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Modelos e Planejamento de Negócios na Internet, com Felipe Belão

Por uma questão de agenda, a aula de Felipe Belão - sobre Modelos e Planejamento de Negócios na Internet - será em dois sábados, dias 13 e 27 de agosto. Ao todo, serão 20 horas/aula.

Belão é blogueiro, publicitário, especialista em Engenharia Econômica e Mercado Financeiro e Mestre em Administração Estratégica. Professor dos cursos de Comunicação Social, Administração e Marketing da PUC-PR e Coordenador de Marketing da Paraná Clínicas - Planos de Saúde. Também é escritor e autor do livro Vitrine de Sonhos, publicado pela Editora Inverso.

MODELOS E PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS NA INTERNET - A disciplina apresenta uma metodologia de planejamento para projetos institucionais e comerciais bem-sucedidos na Internet e os fatores críticos de sucesso envolvidos. Discute os principais modelos de negócios utilizados e o impacto da Internet nas empresas, nas organizações e nas relações de trabalho.

Nas noites de sexta-feira, dias 12 e 26 de agosto, o prof. Claudemir Hauptmann dará início aos trabalhos de encaminhamento dos TCC's, com a disciplina de Metodologia de Pesquisa.

Infografia, com Lyn Jannuzzi

Lyn Jannuzzi é editor de infografia e de multimídia do jornal Gazeta do Povo, um dos principais do país. Está envolvido em todo o processo de adaptação da Gazeta para a linguagem digital, inclusive trabalhando diretamente com a criação das novas editorias, como a de vídeo, implantada recentemente.

Nos dias 29 e 30 Lyn esteve na FAG e deu aula no módulo de "Edição e Infografia na Era Multimídia", no curso de pós-graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado. Dividiu com os alunos as principais novidades do curioso e inesgotável mundo da infografia.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Empreendedorismo, criatividade e inovação, com José Nascimento

Mais uma vez o José Nascimento mostrou competência, profissionalismo e simpatia, desta vez na pós em Mídias Digitais da FAG. A aula dele foi nos dias 1 e 2 de julho. Nascimento já havia dado aula na FAG, na pós em Telejornalismo. Show de bola!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Valci, referência no estudo do rádio no Brasil


Nos dias 10 e 11 de junho a prof. Dra. Valci Zuculoto comandou o módulo "O Rádio na Era Digital", na pós em Mídias Digitais da FAG. Na primeira foto aparece a Valci com alguns alunos.

Na outra foto, a autora do livro "Teorias do Rádio" - em parceria com Eduardo Meditsch - está entre o professor das disciplinas de rádio do curso de Jornalismo da FAG, Claudemir Hauptmann, e eu, Luiz Sonda, coordenador da pós em Mídias Digitais.

Ludhiana Bertoncello: A Mídia e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação



Nos dias 27 e 28 de maio a Ludhiana Bertoncello deu aula na pós em Mídias Digitais da FAG. Simpática e competente, é assim que pode ser descrita a Ludhiana. O Emílio Wenzel, aluno do curso, fez algumas fotos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Valci Zuculoto: O Rádio na Era Digital



Nos dias 10 e 11 teremos o módulo "O Rádio na Era Digital", com a prof. Valci Zuculoto, da UFSC (foto).

Valci é doutora em Comunicação pela PUCRS e professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha.

É co-organizadora e co-autora do livro "Teorias do Rádio - Textos e Contextos – Volume 2". Também é co-autora, com artigos/capítulos, de "Rádio e Pânico - A Guerra dos Mundos 60 anos depois", "Rádio no Brasil, tendências e perspectivas", "Rádio Brasileiro - Episódios e Personagens" e "Teorias do Rádio - Textos e Contextos - Volume 1", além dos e-books "História da Mídia Sonora – Experiências, memórias e afetos de Norte a Sul do Brasil" e "E o rádio? Novos Horizontes Midiáticos".

A disciplina "O Rádio na Era Digital" tem a seguinte ementa: "O rádio digital e a atualidade da radiodifusão no mundo e no Brasil. A constituição histórica do rádio brasileiro, do analógico ao digital. O novo rádio: seus cenários contemporâneos, tendências em construção e perspectivas futuras. A digitalização da produção. Transmissão e recepção digitais. O rádio na internet e as webemissoras. A linguagem e a audição radiofônicas na era digital".

O plano de ensino da prof. Valci prevê os seguintes temas de estudo:

Unidade 1 - A constituição do rádio nacional e seu impacto sobre a atualidade. (Re)visitando o passado para entender o presente e projetar o futuro: um breve resgate da história do rádio brasileiro, dos primeiros tempos do analógico ao contemporâneo digital, situando-o no contexto mundial. As grandes fases históricas do rádio no Brasil.

Unidade 2 - A contextualização do rádio na era digital. Os sistemas da Constituição para a radiodifusão brasileira – privado, público e estatal. Os panoramas atuais dos segmentos comercial, não comercial (estatal, público e comunitário) e do rádio na web.

Unidade 3 - A digitalização da produção e seus reflexos nos modos de fazer rádio. A convergência agregando recursos, características e potencialidades: novas vantagens e desvantagens para a produção radiofônica.

Unidade 4 - Transmissão e recepção digitais de rádio: o futuro ainda em teste.

Unidade 5 - O rádio na internet e as webemissoras: diferenças, convergências e conexões. Construindo novas linguagens e formas de audição radiofônicas? Sintonias e navegações nas ondas do novo rádio.

Unidade 6 - As reflexões sobre o rádio na era digital: tendências em construção e perspectivas para o futuro.

Então, será que vai uma boa aula? Aposto que sim!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Próximo módulo: O Rádio na Era Digital, com Valci Zuculoto



Nos dias 10 e 11 de junho acontecem as aulas do quinto módulo da pós em Mídias Digitais da FAG. A professora será a Valci Zuculoto. Na semana que vem, vou postar alguns artigos e notícias da Valci aqui no Blog.

Hoje, só uma palhinha sobre ela que, entre outras obras, é organizadora - ao lado de Eduardo Meditsch - do livro Teorias do Rádio: Textos e Contextos (foto).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Entrevista da Sandra Gonçalves para o programa Plural



Quando a Sandra esteve aqui na FAG para a aula na pós em Mídias Digitais,os alunos do curso de Jornalismo aproveitaram para gravar uma entrevista com ela, que foi exibida no programa Plural e tb no programa Mídias Digitais, ambos da TV Universitária FAG.

Ficou bem bacana a entrevista, conduzida pela Kamilla Rorato, aluna do 5º período do curso e estagiária da TV FAG.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Mídia e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Nos dias 27 e 28 de maio a turma da pós em Mídias Digitais da FAG volta a se encontrar para assistir ao módulo "A Mídia e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação", com a professora Ludhiana Bertoncello (foto).

A ementa da disciplina é: "Analisar as perspectivas epistemológicas e pedagógicas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, bem como da Educação a Distância (EAD), com ênfase no Ensino Superior, discutindo e refletindo criticamente a relação ensino-aprendizagem com a utilização de mídias e a formação do professor frente às TIC. Para tanto, pretende-se verificar a convergência digital na Sociedade, apresentar os fundamentos conceituais das TIC, estudar as práticas pedagógicas que fundamentam as TIC na educação e analisar a ação do professor frente às novas tecnologias e à EAD".

Ludhiana Bertoncello é doutoranda em Educação e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui dois Mestrados em Educação.

Para "esquentar" a turma, Ludhiana enviou este artigo muito legal:Machu Picchu e tecnologia: uma ilha na anti-ilha.

sábado, 14 de maio de 2011

Sandra Gonçalves, diretora da Gazeta do Povo, na pós em Mídias da FAG




As fotos acima são da aula da Sandra Gonçalves, no módulo "Mídia Impressa, desafios e tendências", na pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG. A diretora da Gazeta está mostrando os caminhos que os jornais impressos devem seguir neste momento de migração para o ambiente digital.

Sandra é uma profissional experiente e o exemplo da Gazeta, que recentemente lançou sua versão para o Ipad, é um case interessantíssimo que está sendo analisado por ela e pelos alunos. Muito legal isso!













quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mídia Impressa, desafios e tendências

Tudo pronto para o 4º módulo da pós em Mídias Digitais da FAG. A aula será com a diretora de redação do jornal Gazeta do Povo, Sandra Gonçalves, que vai falar sobre a mídia impressa e seus desafios e tendências.

Sandra tem sido peça importante no processo de adaptação da Gazeta do Povo ao ambiente digital. Nesta entrevista, ela fala sobre o lançamento da versão da Gazeta para o Ipad.

Para a aula de sexta e sábado, Sandra já indicou dois textos: "Who killed the newspaper?" e "Um problema de modelo, não de audiência".

Conheçam um pouco da Sandra: Maria Sandra Gonçalves é formada em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero (SP, 1993), tem pós-graduação em Ciência Política (UFPR, 2005) e cursou o Master em Gestão de Empresas Jornalísticas e o Master em Jornalismo Digital no Instituto Internacional das Ciências Sociais (IICS), ligado à Universidade de Navarra, em 2010. Atua na Gazeta do Povo desde 1998, tendo exercido as funções de repórter, subeditora de Economia (2000), editora de Mundo (2001), editora de Opinião (2007), chefe de Redação (2010). Desde janeiro de 2011 é diretora de Jornalismo dos jornais do GRPCom – Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Gazeta Maringá.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Série: Empreendedorismo Digital

Vejam só que interessante essa dica da Dany Andrade, que é aluna da pós em Mídias Digitais da FAG.É uma série de três vídeos, com cases de startups brasileiras de redes sociais e e-commerce que estão apostando no mercado digital.

Num dos vídeos, Marcos Andrade (é parente, Dany?), diz o seguinte: “a internet é muito rápida e dinâmica. Você não precisa ter uma ideia perfeita. Faça um protótipo e coloque na internet. Os próprios usuários vão dar o feedback". Leia e assista!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Qual é a formação ideal para trabalhar com redes sociais?

"A crescente necessidade das empresas monitorarem as redes sociais e planejarem ações de Marketing para estes canais é uma oportunidade para os profissionais da área. Quem deseja se dedicar ao trabalho em sites como Orkut, Twitter e Facebook tem como perspectiva salários iniciais em torno de R$ 1.500,00, mas que podem chegar a R$ 12 mil, dependendo do cargo ocupado e do porte da empresa".

O texto acima é um trecho de uma matéria enviada pelo Aruanan Barreto, aluno da pós em Mídias Digitais da FAG. Muito boa a matéria, vale a pena ler! É só clicar na imagem ao lado.

As Empresas e as Redes Sociais na CICI2011


A Francielli Barbosa, aluna da pós em Mídias Digitais da FAG, mandou este link mostrando que as Redes Sociais farão parte da programação da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras - CICI2011.

"As redes sociais não são uma tendência passageira, mas sim, uma nova forma de gerar conhecimento coletivo e fazer parte desse universo de 'comunidades online' permite que sua empresa dialogue com o mundo".

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Marketing de Oportunidade - Sua empresa também pode!


Ache outros vídeos como este em GestordeMarketing.com

"O Marketing de Oportunidade aproveita situações em que sua empresa pode expor sua marca, produto ou serviços de forma criativa. Aprenda como sua empresa pode aproveitar oportunidades para divulgar seus produtos e serviços e fazer um marketing viral que vai conquistar seus clientes".

Essa dica foi enviada pelo Olímpio Araújo Junior, que na pós em Mídias Digitais da FAG vai atuar no módulo "Estratégias e Gestão de Web Marketing".

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Todas as pesquisas mostram que os brasileiros adoram mídias sociais, já as empresas...

Essa dica veio do QueroTerUmBlog. Trata-se uma matéria publicada na revista Proxxima, com informações bem relevantes sobre o ambiente digital. O Mauro Segura, do A Quinta Onda, destacou algumas, como esta que fala sobre comércio eletrônico.

"O E-commerce continua a crescer no Brasil: sete em cada dez internautas brasileiros acessaram alguma loja online em dezembro passado. A categoria cresceu em penetração de 64% em 2009 para 70% em 2010, e já tem mais alcance do que no resto do mundo (64%). Já no emergente segmento de compras coletivas, os três maiores players do Brasil registraram crescimento de 50% em número de visitantes únicos de agosto a dezembro de 2010".

Sandra Gonçalves: Mídia Impressa, desafios e tendências


O próximo módulo da pós em Mídias Digitais da FAG será nos dias 13 e 14 de maio, com a disciplina "Mídia Impressa, desafios e tendências". A prof. será Maria Sandra Gonçalves, diretora de redação da Gazeta do Povo.

Nesta entrevista ao PDAMagazine, Sandra fala sobre a versão para Ipad da Gazeta. É uma mostra bem legal do que teremos na aula com ela, aqui na pós em Mídias Digitais.

sábado, 30 de abril de 2011

3º módulo: TV Digital, com Paschoal Neto




O vídeo é um fragmento da aula de sexta a noite na pós em Mídias Digitais da FAG. O professor é o José Dias Paschoal Neto e o tema é "TV Digital, a Nova Fronteira da Comunicação".


Este é o 3º módulo da pós. O próximo será nos dias 13 e 14 de maio, sobre "Mídia Impressa, desafios e tendências". A prof. será Sandra Gonçalves, chefe de redação da Gazeta do Povo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Taí o certificado...


E já que eu falei na vídeo-aula do @interney pelo Papos na Rede, aí está o certificado que recebi por e-mail logo, minutos depois do término da aula. Muito organizado e bem conduzido esse treinamento. Vale a pena participar!

Métricas, com @interney


"Ter um website não é apenas uma oportunidade de publicar conteúdo e divulgar sua mensagem. Implica em conversar com sua audiência. O usuário aprendeu a usar a web para conversar, se você não conversa com sua audiência você frustra seu público"

Esse texto abre uma apresentação de slides do Edney Souza, o @interney. Eu gosto muito do trabalho dele. Na semana passada assisti a uma vídeo-aula no Papos na Rede, muito boa. Em outubro, no período de planejamento da pós em Mídias Digitais aqui da FAG, troquei alguns e-mails com o Edney sobre o curso. Deixamos em aberto a possibilidade dele vir fazer uma palestra.

A apresentação acima é bem legal e esteve entre as mais populares do Slideshare essa semana. Na pós em Mídias Digitais teremos um módulo para tratar de Web Metrics e Otimização dos Mecanismos de Buscas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TV Digital, a nova fronteira da comunicação

Neste final de semana os alunos da pós em Mídias Digitais da FAG se encontram para assistir ao 3º módulo do curso, com a disciplina "TV Digital, a nova fronteira da comunicação".

O professor será José Dias Paschoal Neto, doutorando em TV Digital. Neste link é possível ler a dissertação apresentada por Paschoal quando obteve o título de Mestre pela PUC/Campinas. E neste link, um artigo em co-autoria sobre produção colaborativa e convergência de mídia em TV.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Para entender as Mídias Sociais

"Para entender as mídias sociais é necessário, antes de tudo, ter em mente que se trata de um conhecimento multifacetado e interdisciplinar. Daí a tentativa de buscar profissionais de diferentes áreas para lançarem olhares distintos sobre um universo que tanto nos fascina".

Esse é um trecho da introdução do ebook organizado pela Ana Brambilla e que foi lançado ontem, dia 25, no final da tarde em São Paulo. Brambilla deu aula no 1º módulo da pós em Mídias Digitais da FAG.

Download do ebook "Para Entender as Mídias Sociais"

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Medindo a influência no Twitter

Essa dica eu acabei de ver no Papos na Rede, com o Interney. O Twitalyzer é uma ferramenta para medir a influência no Twitter. O período de apuração é de 7 dias, mas já é um parâmetro. Bem interessante!

Redes sociais demandam um novo profissional

O novo cenário pede pessoas que sejam uma mistura de relações públicas, psicólogo, jornalista e publicitário, mas que também tenham conhecimentos matemáticos, já que tudo pode ser medido em tempo real.

Este texto, que pode ser lido integralmente na Info/Abril, não aprofunda nem esclarece, mas abre nossos olhos para a importância de estudar as mídias digitais.

TV Digital, a Nova Fronteira da Comunicação

A foto é do prof. José Dias Paschoal Neto, que vai estar em Cascavel nos dias 29 e 30 de abril para dar aula no 3º módulo da pós em Mídias Digitais da FAG. A disciplina é "TV Digital, a Nova Fronteira da Comunicação".

Paschoal é um profissional experiente, que já chefiou a redação da TV Globo em Campinas. Hoje, dedica o tempo aos estudos da mídia.

Um breve currículo: Doutorando do Programa de Pós-Graduação, Grupo de Pesquisa "Cultura audiovisual e mídias", Departamento de Multimeios, Instituto de Artes, Unicamp. Pesquisador associado ao Laboratório Mediatec, Unicamp. Mestre em Ciência da Informação com o tema interatividade e TV Digital pela PUC-Campinas. Formação também em Gestão de Marketing pela UNIP- Campinas. Professor nos cursos de Relaçôes Internacionais, Comunicação e Gestão Tecnológica da Universidade Paulista, UNIP Campinas. Idealizador da TV PUC Campinas e responsável pela criação do Laboratório de Conteúdos para a TV Digital e pela implantação do sistema de IPTV (Projeto Exibe) da Universidade. Coordenador de Projetos Especiais da Associação Brasileira de Televisão Universitária, ABTU. Jornalista com especializações nas áreas de saúde, comunicação ambiental, ciência e tecnologia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ebook “Para Entender as Mídias Sociais” será lançado no dia 25 de abril

A obra, organizada pela Ana Brambilla, professora da pós em Mídias Digitais da FAG, reúne 36 autores e terá download gratuito. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito através do Blog, Twitter, Facebook e Tumblr.

Com a palavra, a Ana: "o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros".

quarta-feira, 13 de abril de 2011

■Qual o melhor dia e o melhor horário para ganhar mais Retweets?

Vejam só essa dica da Camila Camargo, do blog Comteúdo. Trata-se de uma série de infográficos com dados sobre mídias sociais, marketing digital e comunicação online. Já há algum tempo a Camila é parceira do blog da pós em Mídias Digitais. Recentemente ela esteve na FAG e fez uma palestra durante o evento @Mídia. Gosto muito do trabalho dela! Quem sabe ela possa compartilhar tudo o que sabe com a gente, na pós...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pós em Mídias Digitais teve segunda aula


A foto é da aula do prof. Cristiano Souza no módulo de "Edição e Infografia na Era Multimídia", nos dias 8 e 9 de abril. Foi apenas o segundo encontro da turma da pós em Mídias Digitais da FAG. São cerca de 30 alunos, de várias cidades, todos com muita sede de aprender, de evoluir. Essa pós promete (em todos os sentidos)! :)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Módulo: Edição e Infografia na Era Multimídia



Nesta sexta e sábado teremos mais um módulo do nosso curso de especialização em Mídias Digitais da FAG. A disciplina é “Edição e Infografia na Era Multimídia – Parte I”, com o prof. Cristiano Souza.

Cristiano Souza é graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tem aperfeiçoamentos em Internet (2003) e Marketing Virtual e Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (2005). Já trabalhou em diversas agências de publicidade, produtoras de vídeo e produtoras web em Santa Catarina e atualmente é publicitário e professor da Faculdade Assis Gurgacz, atuando principalmente nas áreas de direção de arte, web design, Internet, mídias sociais e docência nos curso de publicidade, jornalismo, administração, marketing e pedagogia.

A ementa de “EDIÇÃO E INFOGRAFIA NA ERA MULTIMÍDIA” é: Compreender e analisar a evolução da infografia da era analógica à era digital. Organizar, planejar e abastecer os sites e as ferramentas midiáticas eletrônicas. Infografia na Web, estudo dos conteúdos (texto, imagem, gráficos, áudio e vídeo) dos portais, blogs, web sites e recursos das infovias. Entendimento de tecnologia da informação, o tratamento da informação e estudos infográficos.

Nesta parte I, o prof. Cristiano vai tratar especificamente dos seguintes tópicos: O que é Infografia?; Tipos de Infográficos; Jornalístico; Publicitário; Design; Gráficos; Princípios do design aplicados à infografia; A diagramação; Formas & Cores; Vetorização; Tipologia; POPArt; Fanzine; Poluição Visual

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bizarro!

Ache outros vídeos como este em GestordeMarketing.com O Olímpio de Araújo Junior postou no GestordeMarketing esse vídeo onde um homem vomita após tomar um litro de refrigerante. Impressionante até vai onde pode chegar o mau gosto numa promoção de marketing. O Olímpio é professor da pós em Mídias Digitais da FAG. Assistam.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista com Ana Brambilla - Parte 1



Antes de fazer a aula de abertura da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado da FAG, a Ana Brambilla passou pela TV FAG, que é o laboratório de telejornalismo aqui da faculdade, e gravou uma entrevista com a Kamila Rorato, aluna do 5º período do curso de Jornalismo. A entrevista da Ana marca a estreia do programa “Mídias Digitais”. A ideia é a seguinte: todos os professores do curso vão participar do programa, abordando nas entrevistas o conteúdo de seus módulos/disciplinas. Assim, teremos um arquivo de vídeos que servirão como apoio em pesquisas e, principalmente, um meio para ampliarmos a troca de informações sobre as Mídias Digitais! Assistam ao vídeo, comentem, participem. Isso é só o começo!

Ana Brambilla - Parte 2

sábado, 26 de março de 2011

Ana Brambilla abre pós em Mídias Digitais



Começou neste final de semana a pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado. O primeiro módulo foi com a Ana Brambilla e cerca de 30 alunos de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo, Pato Branco, Cafelândia, Mamborê, Santa Helena e Douradina participaram da aula de abertura.

Nos dias 8 e 9 de abril tem mais! As fotos são do Lucas Moreira, aluno do 3º período de Jornalismo da FAG.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ana Brambilla ministra primeiro módulo da Pós-Graduação em Mídias Digitais


A mestre em Comunicação e Informação, Ana Brambilla, estará na FAG neste final de semana para ministrar o módulo “Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas”, que irá abrir o curso de Pós-Graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado.

"Vou falar sobre os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado, além de discutir os códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais próprios do ambiente digital, valores sociais, expectativa do mercado, abertura de campos de trabalho, overview do cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas", destaca a professora.

Ana Brambilla é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre suas experiências profissionais estão o Portal Terra, onde trabalhou como editora de mídias sociais e a Editora Abril, em São Paulo, onde atuou na criação e no desenvolvimento de estratégias colaborativas para as operações digitais das revistas.

Inscrições - Ainda há vagas para o curso de especialização em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado. As aulas iniciam nesta sexta-feira (25). As inscrições podem ser feitas através do site http://fag.edu.br/pos/ ou diretamente na secretaria da Pós-Graduação, no bloco 4 do campus da FAG. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3321-3964.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Você sabe o que é o Paper.li?


Pesquisando aqui e ali cheguei à seguinte conclusão: o Paper.li é um site que produz um resumo diário do Twitter e Facebook em formato de jornal. Ele mostra o que foi publicado, de mais relevante, em 24 horas.

A Ana Brambilla criou o Paper.li da Ana. Eu pedi e ela enviou um texto comentando a novidade:

"É uma ferramenta integrada a redes sociais como Twitter e Facebook, que produz uma espécie de "jornal" a partir do conteúdo que circula por estas plataformas. Uma ou duas vezes por dia (conforme a escolha do usuário), o paper.li monta em um layout muito semelhante à página de um jornal impresso, uma seleção de tweets e posts mais populares em uma seleção de perfis também pré-formatados pelo usuário. Um exemplo muito comum é do tuiteiro ter um paper.li mostrando os tweets mais populares do dia (ou das últimas 12 horas) disparados pelos seus seguidores. Isso pode ser postado automaticamente no Twitter e, então, os autores dos tweets mais populares são avisados na forma de menções, o que valoriza os seguidores do dono do paper.li."

Obrigado Ana e até dia 25, na aula de abertura da pós em Mídias Digitais da FAG. Aliás, ainda é possível se inscrever na pós. São as últimas vagas!

Rede Globo restringe uso de mídias sociais em comerciais


Essa dica eu recebi do Vitor Pinheiro (foto), jornalista de Toledo que já está matriculado no curso de especialização em Mídias Digitais da FAG.

O Vitor tá ligado no Blog Eu Te Disse e pescou essa notícia de que a Rede Globo vai cobrar por multiplicidade os comerciais onde aparecem o nome das redes sociais.

"Tomando como exemplo um comercial do SANTANDER, se em seu anúncio for colocado a marca ou o endereço twitter.com/santander ou facebook/Santander, isso será cobrado como multiplicidade".

Faça como o Vítor: se inscreva na pós em Mídias Digitais da FAG! As aulas começam no dia 25 de março, com a Ana Brambilla!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Marketing para mendigos. Veja só...


Ache outros vídeos como este em GestordeMarketing.com

"Este vídeo, produzido pela "Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing", dá um show, com poucos recursos e muita criatividade. Um excelente exemplo de um case de marketing viral de qualidade".

A dica do vídeo é do Olímpio de Araújo Junior, da GestordeMarketing.com, que na pós em Mídias Digitais da FAG será o professor do módulo "Estratégias e Gestão de Web Marketing". Aproveite, faça sua inscrição na pós. Ainda restam as últimas vagas!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Últimas vagas! Inscrição para pós em Mídias Digitais deve ser feita na Internet



Quem tem interesse em fazer o curso de especialização em Mídias Digitais da FAG ainda pode fazer a inscrição pelo site da pós. O curso oferece formação em duas áreas específicas: Jornalismo e Publicidade/Propaganda e Marketing.

A aula de abertura será no próximo dia 25, último final de semana de março, com a prof. Ana Brambilla, no módulo "Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas". Ana aproveitou as férias de fevereiro para preparar o material da aula e está ansiosa para conhecer o grupo de alunos.

Na foto acima, Ana Brambilla, que é editora de Mídias Sociais do Portal Terra, fala em um dos painéis da Campus Party Brasil 2011.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fazendas de conteúdos, Jornalismo McDonald's e Jornalismo Fast Food

Esse artigo está publicado no Observatório da Imprensa e é bem interessante:

"A mais recente praga informativa na internet tem um nome curioso: “fazenda de conteúdos”, tradução literal do inglês content farm. O nome foi escolhido porque na verdade trata-se de páginas web com grande quantidade de artigos, geralmente maquiados de outras fontes, que por seu conteúdo popularesco atraem muitos leitores e por conseqüência também a publicidade".

Leia mais aqui. A dica foi da Giovana Danquieli, via Twitter.

Eu gostei, particularmente, do final do texto: "Não se trata mais de descobrir uma fórmula mágica, mas de criar interatividade com o internauta. Uma interatividade que contemple tanto as audiências de massa como os nichos de interesse jornalístico, já que é cada vez mais evidente que não haverá apenas um modelo de negócios para o jornalismo na web".

Na pós em Mídias Digitais da FAG, que começa dia 25 de março, vamos discutir isso. Aproveite e faça sua inscrição aqui.

Mercado publicitário: web cresce 27,9%

Via Cláudia Penteado:

"O mais novo levantamento do Projeto Inter-Meios, do Grupo M&M em parceria com a PriceWaterhouseCoopers, mostrou que o mercado publicitário cresceu 17,7% em 2010, com faturamento total de R$ 35,9 bilhões.

Desse volume, R$ 29,1 bilhões correspondem ao montante faturado pela mídia brasileira. Em ascensão vertiginosa está a internet, que liderou o estudo com crescimento de 27,9% no faturamento. Sua participação no bolo publicitário, no entanto, ainda é de 4,6%.

O meio TV atingiu marca recorde desde o início do estudo em 1990: as emissoras abertas ficaram com 62,9% do total investido em mídia no ano passado, evolução de 21,6% sobre o ano anterior. As TVs por assinatura fecharam também positivamente, com 22,9% a mais do que em 2010.

O meio Revista cresceu 14,9%; Mídia Exterior 16,2%, Rádio 10,9%, Cinema 12,9% e Jornal 3,4%. O único meio com desempenho negativo foi Guias e Listas, com -7,8%".

A força das redes sociais e mídias digitais no BR



Esse infovídeo eu vi na página da Coworkers. Ele foi produzido pela Agência Click. Achei muito bem feitinho, com informações interessantes e um bom texto e narração. Aí decidi postar aqui, pra começar bem o dia.

Acho, até, que esses dados todos do vídeo reforçam a força das redes sociais e das mídias digitais. E é esse o foco da pós em Mídias Digitais da FAG, que começa no dia 25 de março, com a Ana Brambilla dando aula no módulo "Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas". As inscrições para o curso podem ser feitas aqui.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Assessoria de Imprensa e as Novas Mídias


Na pós em Mídias Digitais da FAG, a Assessoria de Comunicação e a Comunicação Empresarial - campos que mais crescem no mercado de trabalho para jornalistas - serão o tema do módulo "ASSESSORIA DE IMPRENSA E AS NOVAS MÍDIAS".

A professora Lorena Nogaroli vai falar sobre os desafios que a assessoria de imprensa enfrenta com a mudança dos conteúdos e abordagens das notícias nos veículos tradicionais, o surgimento de mídias interativas e móveis e a utilização das mídias sociais como diferencial do assessor de imprensa.

Lorena é jornalista com MBA em Marketing pela FGV. Assessora de Imprensa, é sócia-fundadora da Central Press. Vencedora de três prêmios da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e três prêmios Sangue Bom, do Sindijor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná). Atualmente é responsável pelo atendimento e planejamento de assessoria de imprensa do Grupo Bom Jesus - instituição franciscana que conta com mais de 40 mil alunos em todo o Brasil.

As aulas da pós começam no dia 25 de março. Faça sua inscrição aqui. Ainda dá tempo de ganhar um netbook!

Como uma boa ideia pode render 10 milhões de dólares?



O professor Salman Khan está inovando na forma de dar aula. E de um jeito bem simples: colocou os conteúdos no youtube. A ideia deu tão certo que o Google ofereceu a ele U$ 10 milhões, isso mesmo, U$ 10 milhões para traduzir as aulas para outras línguas.

Khan caiu nas graças tb do Bill Gates, que adotou sua didática nas lições de casa do próprio filho.

Na coluna do Gilberto Dimenstein, no Catraca Livre, tem mais informações. E na pós em Mídias Digitais da FAG o módulo "A Mídia e as Novas Tecnologias Aplicadas à Educação" vai abrir nossos olhos para esse tema.

Faça sua inscrição na pós aqui. As aulas começam no dia 25 de março, com o módulo "Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas"

terça-feira, 1 de março de 2011

Aula de abertura da pós em Mídias Digitais será dia 25


Ana Brambilla fará a aula de abertura da pós em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado, no dia 25 de março, na FAG. O módulo “REDES SOCIAIS, CULTURA DIGITAL E MÍDIAS INTERATIVAS” faz parte do Núcleo Comum do curso.

As inscrições para a especialização ainda podem ser feitas pelo site da pós. O curso é inovador e oferece duas possibilidades de formação: ênfase em Jornalismo e ênfase em Publicidade/Propaganda e Marketing.

Na aula de abertura, Ana Brambilla vai abordar "quais são os desafios e as boas práticas que a cultura digital traz ao mercado, além de discutir os códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais próprios do ambiente digital, entre eles a mudança da relação entre público, veículo e profissionais de comunicação em meios interativos, valores sociais, expectativa do mercado, abertura de campos de trabalho, overview do cenário atual da exploração de redes sociais e mídias interativas por empresas".

Ana Brambilla é mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e editora de mídias sociais no portal Terra. Entre suas experiências profissionais estão a Editora Abril, em São Paulo, onde trabalhou na criação e no desenvolvimento de estratégias colaborativas para as operações digitais das revistas.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vídeo: Americanas.com tenta subornar clientes



A reportagem acima foi exibida no Jornal do Almoço, na RBS em Santa Catarina, no dia 22 de fevereiro. Conta a história de um casal que fez uma compra na Americanas.com e se deu mal. A história termina com a loja tentando subornar o casal, na tentativa de evitar que a reportagem fosse exibida. Vexame!

Eu cheguei até esse vídeo através da Camila Camargo, que twitou este texto sobre consumo colaborativo. Valeu Camila!

Depois de assistir ao vídeo, vai lá no site da FAG fazer a inscrição na pós em Mídias Digitais. Um dos módulos vai ser justamente sobre Comércio Eletrônico.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vc sabe o que é a Geração C?



Ouvi esse comentário do Silvio Meira na terça-feira a noite no carro, na rádio CBN, quando voltava da FAG depois da aula. Achei muito interessante. Ele fala sobre a Geração C. Veja só:

- em 2020, 40% da população dos EUA, Europa e dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) terá até 30 anos de idade. São os jovens de hj, que nasceram a partir de 1990.

- Essa geração já tem as seguintes características: é Computadorizada, Conectada, Comunica em Comunidades, busca Conteúdos e vive Clicando em Coisas. São esses os 7 C's que batizam a geração.

Pois é... 2020! Faltam quantos anos? Só 9?

Métodos e Ferramentas para medir Branding Online


Na pós em Mídias Digitais da FAG o módulo de "Web Metrics e Otimização para Mecanismos de Busca" vai ensinar ferramentas importantes para medir e compreender a presença na web, seja de páginas empresariais ou pessoais.

O módulo terá 30 horas, dois finais de semana com aulas na sexta à noite e sábado o dia todo. Tempo suficiente para mergulhar nos computadores dos laboratórios da FAG e enfiar a "mão na massa".

Quem fizer o curso vai sair desse módulo sabendo aplicar as ferramentas de web metrics e também como posicionar bem seu site ou blog nos mecanismos de buscas.

O texto que está neste link é dica da Camila Camargo. Trata-se de um exemplo do que será visto na pós em Mídias Digitais da FAG.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O leitor devora o blog com estas 10 idéias gráficas simples e deliciosas


Alessandro Martins, autor do Quero Ter Um Blog, tem um texto simples, direto e...saboroso. Neste post, ele dá 10 dicas gráficas para vc atrair seus leitores.

"O principal é que você aprenda a utilizá-las com inteligência, sem excesso e sem sacrificar o conteúdo em nome dessas técnicas. Texto e parte gráfica tem que trabalhar em conjunto.Se cada parte remar para um lado, você não sai do lugar", alerta o blogueiro.

Leia as dicas do Alessandro. Depois, faça sua inscrição na Pós em Mídias Digitais da FAG. No módulo "Jornalismo Online e a Hipertextualização da Notícia" vc terá ainda mais dicas como essas.

Quando demos de cara com o Escute, sabíamos que era ele o escolhido...


"Escute é o novo serviço de música da Som Livre. Diferente do que você pode imaginar, esse não é mais um serviço que vai vender download de músicas e ter playlists que são chamadas de rádios. Esse não é um serviço que se propõe a levar a música para você, e sim um serviço que tem como objetivo fazer você se aproximar da música".

"Eu trabalho na Santa Clara, e estou no time desse projeto desde a chegada do brief, e ao invés de escrever um post para falar bem de algo que eu fiz, resolvi contar como que esse modelo rolou no dia a dia".

No Brainstorm #9 vc lê o texto completo, postado pelo Rodrigo Zannin. É uma "palhinha" interessante do que vai rolar no módulo de "Publicidade Online", na Pós em Mídias Digitais da FAG. Inscreva-se!

Mídias Sociais Verticais: o que são?




Mais um bom texto da Camila Camargo, desta vez sobre as mídias sociais verticais, que "são as que tratam de temas específicos e que agregam usuários com interesses particulares".

Lembrando que as aulas da pós em Mídias Digitais da FAG começam no dia 25 de março e que as inscrições devem ser feitas pela internet. Ainda restam vagas e a chance de ganhar um netbook continua valendo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O varejo do futuro

Dica da Camila Camargo: "Para quem acredita que a Internet é um mundo frio e sem interação, no que diz respeito às compras, isso está longe de acontecer". Abaixo, alguns dados estatísticos que sustentam essa tese:

- 83% dos compradores online disseram que querem compartilhar as informações sobre suas compras pela Internet;
- Em 2008, aproximadamente 83 milhões de usuários da Internet geraram avaliações sobre produtos;
- 116 milhões de pessoas leram estas avaliações;
- 93% dos norte-americanos pesquisam sobre um produto na Internet antes de realizar a compra em uma loja física;
- 84% disseram que acreditariam em avaliações de outros usuários;

Você está preparado para encarar esse mercado? Um caminho para isso é a Pós em Mídias Digitais da FAG. Se inscreva aqui!

Bate-papo com Edney Souza, o Interney



Edney Souza é professor de redes sociais na FGV e foi o coordenador de Social Media na Campus Party Brasil 2011. Nesta entrevista à TV Estadão ele fala sobre o Blog Content e também sobre os papeis de redes sociais, como Facebook e Twitter. Além deste 1º vídeo, postado aqui, existem outros 5 relacionados. Vale a pena assistir.

Na pós em Mìdias Digitais da FAG teremos a disciplina de "Modelos e Planelamento de Negócios na Internet", com o prof. Dailton Felipini.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Folha: desafios e tendências



"O negócio da Folha não é distribuição de exemplares de papel na casa de assinantes e nas bancas. É produzir informação de qualidade, não importa em que plataforma essa informação vai ser consumida" (Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha).

Este vídeo-documentário, comemorativo aos 90 anos da Folha de S. Paulo, mostra como um dos maiores jornais do país se prepara para a transição rumo ao ambiente digital.

É um filme bem "Folha": faz questão de ser plural (leitores criticam o próprio jornal), um pouco egocêntrico, moderninho, como sempre. Mas é legal e "discute qual é a importância do jornal em um momento de mudanças tecnológicas".

Na pós em Mídias Digitais da FAG, a disciplina de "Mídia Impressa: desafios e tendências" vai analisar justamente esse momento que a Folha e todos os principais jornais do país passam.

Corre lá! Se inscreva na pós e faça parte dessa revolução que os meios estão vivendo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como os jornais e portais de conteúdo brasileiros usam o Twitter e o Facebook


"O portal de notícias G1 usa tanto o Twitter quanto o Facebook como se fosse mais um RSS do site. “Colam” o link no Facebook (sem miniatura) e no Twitter utilizam o famoso “copia e cola” do título da notícia. Zero de interação com os seguidores/fãs".

Muito interessante essa análise publicada no Blog Mídias Sociais. Mostra que a grande imprensa ainda engatinha nas redes sociais.

O que faz um profissional de mídias sociais no dia-a-dia ?


"Eu atendo mais de um cliente e o meu dia começa monitorando os canais de cada um deles para saber se tem perguntas, elogios, reclamações ou qualquer citação referente aos clientes".

Muito bom esse texto, publicado no Blog Mídias Sociais, que mostra a rotina de quem trabalha com as redes sociais. A dica veio do QueroTerUmBlog!

Veja este vídeo e aprenda a usar o Google Analytics


"Este vídeo tutorial oficial do Google ensina o básico que se precisa saber para iniciar a utilização do Google Analytics".

O curso terá também o módulo "Web Metrics e Otimização para Mecanismos de Busca", que vai tratar especificamente sobre o uso de ferramentas como o Google Analytics.

A pós começa no dia 25 de março. A aula de abertura será "Redes Sociais, Cultura Digital e Mídias Interativas", com a prof. Ana Brambilla.

As inscrições devem ser feitas no site da pós. Os primeiros 20 matriculados vão ganhar um netbook.